HOSPITAL E MATERNIDADE THEREZINHA DE JESUS

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) presta assistência à saúde como hospital geral em diversas especialidades. Possui certificação máxima pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como Hospital Acreditado com Excelência, Nível 3. Faz parte da Rede Sentinela da Anvisa e pauta sua gestão também em princípios do Sistema de Qualidade da Gestão, SGQ:5S, sob selo SENES e com premiações na área de Sustentabilidade.

Hospital 100% SUS, credenciado à rede desde 2013, o HMTJ tem contratualização firmada com a Prefeitura de Juiz de Fora, cumprindo metas de atendimento para assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas áreas, de nível ambulatorial à alta complexidade, sendo referência em AVC e trauma.

O hospital também oferece serviços de UTI Adulto, Neonatal Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica), além de Cirurgias Ortopédicas, Bariátrica e Cardíacas. Dispõe de Pronto Atendimento e urgência para AVC e Trauma da Rede de Urgência e Emergência (RUE), bem como para Obstetrícia e Ginecologia. Os demais atendimentos e internações são regulados através do SUS Fácil. Além disso, desde 2015 está associado à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) atendendo a crianças e adultos de todo o país para cirurgias cardíacas e procedimentos de Hemodinâmica.

O HMTJ também é hospital de ensino credenciado pelo MEC (Ministério da Educação) com diversas pós-graduações aprovadas, inclusive com chancela das sociedades brasileiras de especialidade, como a de Cardiologia. Oferece amplo programa de Residência Médica e de Residência Multiprofissional. Tem convênios com diversas instituições como cenário de prática em extensão nas disciplinas de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, além da Medicina.

Contando com 290 leitos ativos, o Hospital destina 100% de seus leitos ao Sistema Único de Saúde. Possui 40 leitos de UTI Adulto – sendo 20 clínicos e 20 de trauma; disponibiliza 8 leitos de UTI Neonatal e 2 Pediátricos, além de 240 leitos de internação em enfermarias distribuídas em 7 unidades. Seu Centro Cirúrgico conta com 8 salas de cirurgia bem equipadas e seu Ambulatório com 42 consultórios para consultas com especialistas, destinadas exclusivamente aos usuários do SUS, regulados via SUS Fácil e provenientes de toda a macrorregião Sudeste.

Para os pacientes internados oferece assistência completa e de alta complexidade, disponibilizando suporte de exames diagnósticos, tais como tomografia computadorizada, raio-X, ultrassonografia, de análises clínicas, de anatomia patológica, colonoscopia e endoscopia digestiva alta, além de cuidados especiais multidisciplinares de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia além de acompanhamento da Psicologia, Nutrição Clínica, Serviço Social e Ouvidoria. Nos ambulatórios, o HMTJ realiza aproximadamente 6.500 consultas/mês nas diferentes especialidades. Alguns de seus ambulatórios têm reconhecimento internacional em tratamentos especializados, caso do Centro de Urticárias e Ambulatório de Osteoporose. Além disso, seu suporte é completo no segmento de Cardiologia, em que o HMTJ oferece aos pacientes acompanhamento em ambulatórios de Cardiopediatria (e cardiopatia congênita), Arritmias, Cirurgia Cardíaca (adulto e pediátrica), Cardiologia Intervencionista e de insuficiência cardíaca em geral.